Pra enfrentar o calor

Muitos verões atrás (em 2011, pra ser exata) postei uma das minhas receitas de maior sucesso com a família francesa. Chamei de “salada asiática” e hoje vejo como essa escolha de nome é infeliz. A Ásia é um continente, logo um lugar imenso e com uma cultura alimentar extremamente diversa! É tão redutor – e sem sentido- quanto chamar uma salada com feijão de “salada sul-americana”. Mas eu era jovem e ainda mais ignorante do que sou hoje. E deixando de lado a infelicidade do nome da receita, o prato é muito saboroso e ainda recomendo fortemente que você o faça.

Só que nesse verão, morando do lado de cá do Atlântico, comecei a fazer uma versão modificada daquela salada. A versão nova surgiu, como acontece quase sempre, quando o desejo de comer o prato se deparou com a ausência de alguns ingredientes da receita, combinado com um calor descomunal que me impedia de sair de casa e caminhar até o supermercado do bairro, pra comprar o que faltava. Não sei como está o calor aí onde vocês moram, mas aqui em Natal, se coloco os pés fora de casa entre as 10h e as 15h entro imediatamente em combustão espontânea.

Essa receita é uma versão mais simples da salada que mencionei acima, mas com um molho diferente: o molho cremoso de amendoim e gengibre que uso nos rolinhos de verão, porque esse molho é bom demais pra só usar com os rolinhos. Mas sem o elemento doce, pois a manga já cumpre esse papel aqui. Cozinhar bem é uma questão de equilíbrio. (Percebi depois que essa salada também é uma versão desconstruída e levemente modificada desses rolinhos, que tanto amo. Parece que a cada verão “invento” uma versão diferente da mesma receita. Fazer o que se manga e legumes crus são a única coisa que quero comer no calor?)

Essa salada é simples, saborosa, e extremamente refrescante, além de quase não precisar de fogo. Você só vai precisar ligar o fogão por alguns poucos minutos, pra cozinhar o macarrão de arroz. Todo o resto se prepara na bancada da pia. E olha que lindeza, todas essas cores juntas!

No calorão que faz aqui, essa salada é uma refeição completa pra mim. Mas como já ouço o cansativo “mas cadê a proteína?”, adianto que nada te impede de jogar um tofu fervido aqui dentro, pra se juntar com o amendoim (proteína!) e semente de jerimum (proteína!). Ou tempeh (salteado/grelhado), se você tiver a sorte de encontrar essa preciosidade perto de casa.

Salada de repolho, macarrão de arroz e manga com molho de amendoim

Salada não precisa de medidas exatas, mas pra você não ficar completamente perdida, gosto de usar repolho roxo e macarrão de arroz em proporções iguais e capricho na manga e no coentro. Mas não carrego a mão no molho (como dá pra ver na foto acima), uso uma quantidade modesta. Mas a salada é sua, o molho é seu e você usa o quanto quiser.

Repolho roxo

Macarrão de arroz fininho ( Bifum)

Manga (madura, mas ainda firme)

Coentro

Cebolinha

Semente de jerimum (opcional)

Molho

Pasta de amendoim (pura, sem açúcar)

Molho de soja (shoyu)

Limão

Gengibre cru

Alho (opcional)

Coloque água pra ferver (não precisa colocar sal). Quando estiver fervendo, junte o macarrão Bifum, deixe cozinhar 2 minutos, desligue o fogo e imediatamente escorra e jogue água fria por cima. Esse macarrão cozinha em pouquíssimo tempo e se você não der um banho de água fria nele, ele vai grudar enquanto esfria.

Enquanto isso, pique o repolho roxo fino (mas não precisa ser muito fino, pois queremos crocância!). Corte a manga em cubos pequenos. Pique a cebolinha e o coentro. Aqueça uma frigideira (seca) e toste um punhado de semente de jerimum até começar a dourar.

Prepare o molho. Rale o gengibre e o alho (a quantidade vai depender do seu gosto). Junte pasta de amendoim e tempere com shoyu e suco de limão. Junte água aos pouquinhos e vá misturando até atingir uma consistência cremosa e fluida. Prove e decida se precisa de ajustes. Tá sem sal? Junte mais shoyu (lembre que o macarrão não foi salgado, então o molho deve pender um tiquinho pro lado do salgado). Falta acidez? Coloque mais suco de limão. Gosta do ardor do gengibre? Taca mais!

Junte o macarrão cozido (e frio) com os vegetais e despeje o molho por cima. Misture bem, prove e veja se está tudo do seu agrado. Polvilhe com as sementes de jerimum tostadas e sirva.

Deixe uma resposta