Esperando por tomates

Ontem foi o equinócio de primavera aqui no hemisfério norte, o que marca oficialmente o primeiro dia da primavera. Mas hoje amanheceu chovendo, o clima esfriou bastante e na minha cozinha nada lembra as estações mais quentes: só tem batata, repolho, jerimum e alho-poró. Ainda tem cheiro de inverno por aqui e estou escrevendo essas linhas colada no aquecedor, embaixo de várias camadas de roupa.

Mas aos poucos a estação está mudando e a vida começou a brotar ao meu redor. A imensa árvore do jardim, pelada durante meses, já cobriu seus galhos de olhos verdinhos, de onde sairão as próximas folhas. Os passarinhos estão cantando mais alto. Os narcisos floriram e os botões de tulipas já estão visíveis, avisando que em breve estarão aqui.

Já comecei a semear as plantas que irão pra horta esse ano e, emocionada com o sucesso do ano passado, tem mudas de mais de 10 variedades de tomates na minha varanda. Posso explicar esse entusiasmo.

Eu cresci comendo tomates de supermercado, sempre comprados verdes e consumidos antes de atingirem a maturação. Aliás o costume de comer tomate verdoso é tão forte que um tomate maduro, na sua suculência e fragilidade, é visto como algo a ser evitado: muitas pessoas vão dizer que está “maduro demais”, que assim, “mole”, ele não é gostoso. Só depois de ter acesso a tomates de estação, orgânicos e colhidos/consumidos maduros, pude notar o abismo de diferença em matéria de sabor. E depois de ter começado a plantar meus próprios tomates, selecionando as variedades mais gostosas, colhendo apenas quando eles estão prestes a explodir de tão maduros e degustando imediatamente depois da colheita, minha relação com tomate mudou completamente.

Não compro tomates fora de estação, apesar de poder encontrar tomates (produzidos em estufas ou importados de países quentes) o ano inteiro nos supermercados franceses. E quando estou em Natal e só tenho acesso a tomates de supermercado, quase nunca como cru. Então espero o ano inteiro pelos dois, três meses quando terei acesso aos melhores tomates, aqueles que crescem no meu quintal. E são semanas de puro deleite!

Se você está me lendo no hemisfério sul talvez tenha tomates maduros na sua cozinha nesse exato momento. Nesse caso, eu tenho um presente pra você. 

Tem uma receita que guardo pra essa época do ano, minha receita preferida de macarrão. Eu a descobri anos atrás, em um blog que não existe mais. A versão original usava animais, mas foi fácil adaptar. O ingrediente principal aqui é o tomate, que entra cru na receita. Sim, um molho de tomate cru. Por isso espero o verão chegar com seus tomates suculentos e saborosos. Essa receita também pede abacates maduros no ponto. Pode parecer estranho colocar abacate em uma receita de macarrão, mas peço que confie que vai dar muito certo. É uma mistura mágica, tomate, abacate e manjericão, realçados pour um tico de tofu defumado (usado aqui como tempero). Tão deliciosa que vale a pena esperar o ano inteiro por ela.

Macarrão com tomate cru e abacate

O tomate é a estrela aqui, então só faça esse prato se tiver tomates verdadeiramente maduros (incrivelmente vermelhos, pesados, macios e recheados de suco) e, idealmente, orgânicos. O tofu defumado leva o sabor desse prato pras alturas, mas na falta dele, tofu comum quebra o galho. Nesse caso,  fumaça em pó (em lojas de temperos) acrescenta a profundidade de sabor característica de alimentos defumados.

Macarrão da sua preferência

Tomates maduros (os melhores e mais saborosos que encontrar)

Abacate (no ponto)

Tofu defumado (ou tofu comum + fumaça em pó, se encontrar)

Manjericão fresco

Azeite

Molho de soja (shoyu)

Sal e pimenta preta

Os tomates e abacate devem estar em temperatura ambiente, então se eles estavam na geladeira, retire algumas horas antes de começar a cozinhar.

O molho fica pronto em minutos, então pode começar colocando a água pra cozinhar o macarrão no fogo (não esqueça de salgar a água). 

Enquanto espera ela ferver corte o tofu defumado em cubos pequenos (não precisa usar muito, só o suficiente pra dar sabor) e, numa frigideira, frite em um pouco de azeite até  ficar levemente dourado. Tempere com shoyu (molho de soja) e reserve. Se estiver usando tofu comum, frite do mesmo jeito, mas tempere com uma mistura de shoyu e fumaça em pó (se a sua for salgada, cuidado pra não exagerar no shoyu e deixar o tofu salgado demais!). Reserve.

Coloque o macarrão na água fervente e, enquanto ele cozinha, corte os tomates em pedaços pequenos e transfira pra um recipiente grande (onde você for servir o macarrão). Use bastante tomate. Junte pedaços médios de abacate (a proporção deve ser um pouco menos de abacate do que de tomate), tempere tudo  com sal e pimenta preta (seja generosa com a pimenta) e regue generosamente com azeite. Por último junte os cubos de tofu e o manjericão (se usar folhas grandes, rasque com as mãos. Se as folhas forem pequenas, pode deixar inteiras).

Escorra o macarrão cozido e despeje por cima da mistura tomate/abacate/tofu/manjericão. Misture bem, prove, junte mais sal/pimenta, se necessário, e sirva imediatamente.

Eu prefiro esse prato quente, mas ele também pode ser servido frio/gelado, como uma salada de macarrão.

Deixe uma resposta