…mas tem quiabo também

Na última vez que estive aqui, no final do ano passado, Fábio, um dos feirantes da CECAFES (Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária, do lado da CEASA), que é onde minha irmã Lu compra frutas e verduras pra nossa família, nos contou que preparava quiabo no leite de coco. Dessas coisas lindas que acontecem quando você conhece as pessoas que vendem (no caso da CECAFES, que plantam) a comida que você come: trocamos dicas e receitas. Eu nunca tinha ouvido falar dessa maneira de preparar quiabo, mas como adoro esse vegetal, fiquei curiosa pra testar a versão dele. Acontece que eu gosto tanto de quiabo grelhado que sempre que tinha quiabo em casa eu grelhava o danado e acabei voltando pra França sem preparar o tal do quiabo no coco. Já Lu, mais aventureira em se tratando de quiabo, resolveu seguir a dica de Fábio e foi um sucesso absoluto com a minha família (todo mundo adora quiabo aqui).

Quando cheguei em Natal, semana passada, eu só pensava em provar o, já famoso, quiabo no coco. Realmente, não decepcionou. Se você gosta de quiabo e gosta de leite de coco, se prepara que essa receita é uma preciosidade!

Esse fim de semana pedi pra Lu me mostrar como ela faz, já pensando em fotografar o processo pra compartilhar com vocês. Enquanto o cheiro de leite de coco com cebola e alho (que, junto com coentro é, pra mim, a essência da comida boa do meu Nordeste) invadia a cozinha e eu provava o primeiro quiabo pra saber se estava bom de sal, uma felicidade imensa me invadiu e exclamei: “Que alegria é ter vindo parar num mundo onde tem quiabo!” Aí lembrei imediatamente que esse é o mesmo mundo onde existe Bolsonaro, mas felizmente tem quiabo também.

Quiabo no coco

Esse tipo de receita não precisa de medidas precisas. Comece avaliando a quantidade de quiabo que você quer fazer (ou que tem na geladeira) e isso vai ditar a quantidade dos outros ingredientes. A lista abaixo está na ordem de quantidade (da maior pra menor) e deve servir de guia. Se precisar de quantidades mais precisas, leia a receita até o final pra ver as medidas que utilizei aqui.

Quiabo

Leite de coco (fresco, receita aqui)

Tomate maduro

Cebola

Coentro

Alho

Limão

Óleo ou azeite

Sal e pimenta preta

Pique a cebola e o tomate miúdo (separados). Amasse ou pique o alho. Corte o chapéu dos quiabos e depois corte em 2 ou 3 pedaços, dependendo do tamanho (quiabos pequenos podem entrar inteiros). 

Em uma panela grande o suficiente pra caber tudo, incluindo o leite de coco e, de preferência, com o fundo grosso, aqueça um pouco de óleo. Comece dourando a cebola. Depois junte o alho e deixe cozinhar alguns segundos antes de juntar o tomate. Quando o tomate estiver se desfazendo, acrescente o leite de coco (suficiente pra cobrir todos os quiabos que você estiver usando) e salgue generosamente. Deixe ferver, jogue os quiabos cortados e regue com um pouco de limão. O limão entra aqui pra temperar o caldo (que não deve ficar azedo!) e pra reduzir a baba do quiabo. Aperte com as costas de uma colher de pau pra que a maior parte dos quiabos fique submersa, mas tudo bem se alguns ficarem de fora. Quando cozinhar, eles soltarão água, aumentando o líquido na panela.

Quando os quiabos estiverem macios (espete com uma faca pra testar) prove e corrija o sal, se necessário. Se não gostar de quiabo com baba, mexer o mínimo possível durante o cozimento ajuda a manter a baba num nível baixo (não se iluda, ela estará presente, mesmo se discreta). Junte pimenta preta a gosto, desligue o fogo e acrescente um punhado generoso de coentro picado. 

*Sobre as quantidades que usei aqui. Pra um escorredor de macarrão (pequeno) cheio de quiabo usei 2 cebolas grandes, 4 tomates maduros, 4 dentes de alho, dois limões galegos minúsculos (equivalente a um limão de tamanho normal), 1 xícara de coentro picado e 720ml de leite de coco fresco (só sei com precisão porque tem gravado na garrafa que uso pra guardar meu leite de coco;)

14 comentários em “…mas tem quiabo também

  1. Parece delicioso! Aqui em casa fazemos quiabo com tomate refogado, mas com certeza o leite de coco vai enriquecer o prato. Vou testar por aqui!

  2. Esse prato ficou lindo! Eu nunca gostei de quiabo por causa da baba, mas, depois de uns anos sendo vegetariana, percebi que meu paladar mudou e hj gosto de muito mais vegetais. Quiabo, só sei fazer grelhado ou assado, e atualmente amo muito. Certamente testarei essa receita, outro amor que tenho na cozinha é pelo leite de coco, combina com tudo! Beijo

  3. Eu não gosto muito de quiabo, mas não recusaria esse quiabo com leite de coco. Prefiro maxixe mas há tempo não como, acho que Florianópolis não tem.

  4. Uma delícia tremenda! Acabei adicionando um pouco de amendoim porque amo demais e um restinho de grão de bico que tinha na geladeira pra complementar o almoço. Ficou bom demais!! Obrigada <3

    1. O quiabo não recebe o amor que merece. Mas sigo com esperança que sua popularidade vai aumentar se mais pessoas derem uma chance a ele.

  5. Aaaaaaaa eu acabei de fazer uma outra receita com os quiabos que restaram da última feira. Passando vontade com essa sua, nossa. E já anotei até o que a Gabriela disse, sobre adicionar amendoim. Obrigado por essa benção, minha querida! <3

  6. Hoje estou sem quiabo, mas já salivando só em ler a receita. Tenho uns cocos secos pra fazer o leite e vou testar substituir o protagonista por chuchu e grão de bico pra não ficar na vontade!

  7. Não tenho nem palavras pra descrever a gratidão que eu sinto cada vez que preparo uma receita sua!
    Se existe alguém que está acrescentando algo a esse planeta, é vc, trazendo pra nós um veganismo real, do dia a dia, econômico e gostoso demais! Seu blog é muitooo necessário!!

Deixe uma resposta