Um presente pra mim (e uma proposta pra vocês)

Update 06/12: Anunciei as ganhadoras do ‘programa’ nos comentários.

Alguns dias atrás publiquei esse post explicando, entre várias outras coisas, que gostaria de ajudar todas as pessoas que me escrevem pedindo dicas e soluções pros problemas ligados à alimentação vegetal (dificuldade em fazer a transição, ganho de peso depois de ter adotado a dieta vegetariana ou vegana etc.), mas que infelizmente isso não é possível. Apesar do blog representar uma grande parte do meu trabalho (voluntário) eu preciso fazer várias outras atividades (remuneradas) pra poder pagar o aluguel e colocar comida na geladeira. Sonho em ser voluntária em tempo integral, bla, bla, bla, mas preciso pagar as contas como todo mundo, bla, bla, bla, não posso passar meus dias dando conselhos de graça na internet, bla, bla, bla. Vocês conhecem a história.

Mês passado eu fiz 32 anos e decidi que a ocasião merecia um presente especial. E um presente super especial pra mim é: usar um pouco do meu tempo ajudando alguns dos meus leitores. Poder colocar meus conhecimentos/talentos à disposição do próximo e ajudar pessoas é o meu maior prazer, então faz muito sentido que esse seja o meu presente de aniversário esse ano. Então a coisa vai funcionar assim.

Você tem uma dúvida (muitas dúvidas) com relação à culinária vegetal? Está precisando de ajuda pra compor um cardápio vegetal saboroso, prático e nutritivo? Tem problemas relacionados à alimentação (está acima/abaixo do peso, não digere bem certas coisas, têm intolerâncias/alergias alimentares) e não sabe mais o que comer pra se sentir bem? Gostaria que eu desenvolvesse um cardápio-modelo, com receitas personalizadas, pra facilitar a sua vida na cozinha? Vai participar de um evento (festa, jantar, churrasco) e quer impressionar os convidados (vegs e onívoros) com um super prato? Quer fazer sobremesas veganas pro parente intolerante à lactose e não sabe como? Vem acariciando a ideia de se tornar herbívoro há tempos, mas não sabe por onde começar (ou te falta motivação, ou tentou várias vezes e não deu certo)? Queridos leitores, meus conhecimentos em matéria de nutrição e culinária vegetal e meu talento pra criar receitas estão à disposição de vocês. Proponho um ‘programa de ajuda Papacapim’ com:

  •  Uma conversa de meia hora (consulta) no Skype (ou por email) onde você me contará todos os seus problemas (favor se limitar aos problemas do estômago, que são os únicos que posso tentar resolver. Problemas do coração e da cabeça, aconselho bater em outra porta).
  • Um plano de ataque com dicas, receitas, cardápio e o que mais for necessário pra tentar resolver o problema. Tudo feito especialmente pra  você.
  • Acompanhamento por e-mail durante duas semanas, pra responder as dúvidas que forem surgindo.
  • Uma conversa (meia hora) no final das duas semanas pra fazer uma última avaliação, consertar o que saiu errado e celebrar os resultados positivos.

Tudo de grátis, diretamente do meu coração e sem nenhum interesse (além de ajudar meus queridos leitores). Mas como não posso oferecer isso a todos os que leem o blog, vou ter que escolher apenas dois(duas) sortudos(as). Então se o ‘programa de ajuda Papacapim’ te interessa, deixe um comentário abaixo explicando em poucas frases (poucas frases! Não precisa contar sua vida do jardim de infância até hoje!) porque e como eu poderia te ajudar. Vai ser muito, muito difícil escolher somente duas pessoas, pois claro que gostaria de ajudar todo mundo, mas tentarei escolher quem eu realmente posso ajudar. Lembrem-se que NÃO sou nutricionista e NÃO sou médica, então se o seu problema é algo que só um profissional de saúde poderá resolver, eu não serei de nenhuma utilidade.

Vocês têm dois dias pra me contar como posso ser útil e quinta-feira (05/12) às 18h (horário de Brasília) eu anunciarei os escolhidos. Não vejo a hora de conhecer dois de vocês pessoalmente:)

86 comentários em “Um presente pra mim (e uma proposta pra vocês)

  1. Oi bela, eu super quero ( espero ter sorte suficiente ) !!!
    Estou NECESSITANDO urgente mudar tudo sobre alimentacao, fui diagnosticada com sindrome de Gilbert , associado a intolerancia lactose e gluten . BUUUMMMM uma bomba kkkk, mas nao é nada grave, precisa so de uma alimentacao especifica, acredito que vegan seja o caminho. 🙂

  2. Lindo presente!
    Minha dificuldade é uma enxaqueca recorrente por má digestão de proteína ( amendoa torrada, tahine, tofu) principalmente próximo do período menstrual. Complicada com uma tendência a constipação intestinal.

  3. Nossa, você é mesmo uma pessoa impressionante. Enfim. EU QUERO! Sou vegetariana há 12 anos, e por 4 fui vegana (entre 2008-2012). ACABEI de descobrir através de exames que minhas taxas de B12, vit D e ferro estão muito baixas, além do colesterol estar um pouco elevado. Tenho uma alimentação saudável, pratico esporte (corrida e musculação) mas tenho um vício: AÇÚCAR. Amei o post q vc fez outro dia sobre o assunto e sonho com o dia de me livrar dessa droga. É isso. Beijos e parabéns pela iniciativa !

  4. Nossa, adorei isso! Embora deva dizer que eu concordaria sem nenhum problema em pagar por isso, mas já que estamos falando de uma seleção aqui vai meu problema:

    Tenho pouquíssimo tempo para cozinhar, pois trabalho e estudo (dormindo cerca de 4h30 por noite – muito saudável, eu sei) e minha maior dificuldade é compor um cardápio semanal nutritivo para mim e meu esposo (que também trabalha e estuda). Dificuldade extra: só tenho o domingo para preparar tudo o que vou comer na semana (eu bem que tento, mas às vezes fico bem perdida). Enfim, somos veganos há quase dois anos e a única coisa que realmente tenho dificuldade é planejar nossa alimentação diária ao longo da semana sem cair nas praticidades dos produtos industrializados… 🙁

  5. Eu estou com 46 kg, 1,64 m, tenho depressão e normalmente não consigo comer quando fico assim, não sabia cozinhar nem quando eu era onívora, agora vegetariana eu sou um fiasco na cozinha. Meu marido ontem foi um animal comigo, disse que não aguenta mais comer as minhas comidas, ele teve uma reação como se fosse um animal irracional, eu fiquei sem palavras, nunca me magooei tanto. Não quero bancar a coitada, mas pra mim, cozinhar de maneira fácil, vegetariana, engordativa e que agrade o marido para mim tem sido impossível. Eu gostaria de ser a escolhida.
    Pra mim a maioria das receitas é nonsense, até mesmo os sites de culinária, colocam nomes de tempero e quantidades que não são traduzíveis aos ouvidos de alguém que não sabe nem o que se deve ter na cozinha. Não sei nem que tipo de talheres, ou pratos usar.
    Informações como “a gosto”, não significam nada para quem não sabe nada sobre comida.
    Quem não sabe cozinhar se torna o alvo da família e da sociedade. Minha família cada vez que se encontra com meu marido pergunta se ele tem certeza que eu sou a pessoa certa pra ele. Ninguém vem aqui, nem se eu convidar. Estou cansada. Oh! Desabafei, foi preciso.

    1. Gisele,
      Não tenho nada a ver com isso, mas não consegui ficar calada… Seu marido não tem o direito de lhe tratar assim. Uma esposa não é uma prestadora de serviços de alimentação, nem o marido um cliente (nem que fosse justificaria tal tratamento). Não acho que vc esteja bancando a coitada, acho é que você está num relacionamento abusivo e talvez não tenha se dado conta. Se cozinhar é algo que você quer aprender, ou que é importante para você, ótimo ir atrás de mais conhecimentos, mas por favor repense como você está se colocando pra baixo ao se comparar com um ideal de esposa que você não tem nenhuma obrigação de igualar… Boa sorte nas suas escolhas…

  6. Sandra, confesso que sempre fui mto fã do vegetarianismo e há mto tempo venho pensando em adotar esse estilo de vida pra mim. Há uns mêses, sou ovolacto-vegetariana e estou me sentindo ótima. Porém, sempre estive acima do peso e pra ser sincera, achei que esse novo estilo de vida fosse me ajudar a perder uns quilinhos. Mas, para minha surpresa, foi o contrário!! Por isso, preciso de AJUDAAAAA. PLEASE!!! Não tenho a menor idéia em como montar cardápio e deixar isso mais fácil, gostoso e prazeroso.

  7. Olá! Também quero muito! 🙂 Sou vegana há quase dois anos, adoro cozinhar, mas tenho muita dificuldade de organizar essa tarefa no meu dia-a-dia. E também não tenho dinheiro sobrando para comer fora (em restaurantes saudáveis) todos os dias. Ando tenho umas vontades bem grandes de comer carne, mas não comi. Às vezes penso em ser ovolactovegetariana para facilitar minha vida social, ter menos preocupação para as compras… mas não gostaria de fazer isso. Além disso, preciso agradar meu marido onívoro, que é até que bem receptivo às minhas experiências culinárias, mas acho que anda um pouco cansado disso, assim como eu… 🙂 Acho que é isso! Adorei a ideia! E se der certo, que tal cobrar e dedicar mais tempo pra isso??? hehehe!!!

  8. Não vou me candidatar, mas tenho mais uma sugestão: Uma maneira de ajudar além do que 2 sortudos, é publicar toda a saga! Pois pode ser que alguns leitores se identifiquem com alguns problemas e possam se beneficiar das suas soluções!!

    Um beijo, e obrigada pelo seu presente ser também o nosso presente!

    ps: o guia do herbívoro feliz é o guia da fonte da juventude! Você está linda com 32 anos, parece ter 22!

  9. Em agosto de 2013 comemorei um ano desde que me tornei uma herbívora feliz. Mas acho pouco, por isso adoraria me tornar vegana e parar de comer ovos, por exemplo. Sua ajuda seria perfeita para isso, Sandra. E parabéns pela iniciativa!

  10. Eu quero muito! Ainda não consegui mudar muito minha alimentação, mas continuo na tentativa. Mas hoje eu quero ajudar minha melhor amiga que tem intolerância ao glúten e à lactose, alergia à proteína do leite, síndrome do intestino irritável, gastrite, e etc, todo tipo de coisas no estômago e intestino! E também minha mãe, que eu suspeito há tempos que ela tem intolerância ao glúten, mas ela nunca procurou saber. Enfim, gostaria de saber como substituir a farinha de trigo, pode ser qualquer farinha, comprei a farinha de arroz, mas ainda não me atrevi a testar…aprendi a fazer leite de aveia, mas tem glúten…a pobre tá sumindo pq não tem mais o q comer. Se vc puder me indicar receitas, truques de mudança da farinha de trigo e do leite, já ajuda muito! Dedos cruzados! Bjsss

  11. Primeiramente, felicitações pelos 32 aninhos comemorados! E uau, quanto altruísmo! Você realmente é uma pessoa maravilhosa Sandra! Fico (mais) contente em ter lhe acolhido como mentora vegan.
    Escrevi-lhe alguns e-mails quando ainda era um wannabe vegan, trocamos alguns mas morreu por aí. Atualmente, consegui! Sou vegano de peito erguido! Portanto, tenho certeza que pelos comentários que li outras pessoas merecem esse presentaço, então, só queria demonstrar meu orgulho de assíduo leitor do seu blog e fãzasso da sua queridíssima pessoa. Meus parabéns!

    Com amor, Guilherme.

  12. Que ideia encantadora. Sou vegetariana, mas sempre escorrego e como meu marido não é, sinto dificuldades em seguir com o meu propósito. Vivo em passos de bebê, caio, levanto, tento novamente e chão. Não consigo manter a rotina alimentar que gostaria e preciso, por problemas de saúde. Tenho uma doença SII (considero a virose dos gastro), não tem cura, não tem motivo, a denominei: a minha doença fantasma e a alimentação saudável é um dos caminhos que sigo, já que não existe remédios para esse mal. Mas como coloquei, não consigo manter a rotina e acredito que com a sua ajuda terei essa posibilidade. Gratidão.

  13. Que iniciativa maravilhosa, só poderia vir de você! Vou ficar na torcida para que sejam escolhidas pessoas que realmente precisem e usem de maneira proveitosa suas dicas. Eu, se participasse e fosse escolhida ficaria tão “besta” ao vê-la pelo skype que certamente perderia a voz e não aproveitaria nenhuma de suas dicas, rsrsrs…precisaria ser socorrida literalmente! A exemplo da Aline, penso que vc poderia conseguir alguma remuneração através do blog. Pense nisso!

  14. Sandra, nem preciso ser escolhida, só gostaria de agradecer você e o blogue, que me ajudaram muito neste ano de 2013 em que voltei a ser vegana após ter largado o vegetarianismo há 10 anos atrás.
    Sempre venho aqui buscar inspiração e receitas.
    No final do ano agora vivo um prova de fogo que é viajar com vários amigos carnívoros pelo Brasil, todos estão fazendo gozações a respeito do meu recente veganismo e me chamando de radical. Eu não ligo, tó firme no meu propósito.
    Ontem visitei o papacapim em busca de dicas de viagens para veganos e adorei um post seu antigo. Tó me preparando!
    Um grande abraço, depois conto como foi minha viagem.

  15. Nossa, genial esta ideia que você teve! Muito linda sua atitude, viu!? Bom, eu gostaria muito de conversar com você sobre este assunto, mas como tenho o privilégio de ter acesso à muitas informações sobre isso, prefiro deixar para alguma outra pessoa que esteja precisando mais que eu. Estou me dando bem com a dieta vegana (claro que sempre surgem algumas pulguinhas atrás da orelha), mas acaba que quase sempre consigo as resposta que preciso, através da internet, nutricionistas ou livros, etc. Muito obrigada pela disposição e carinho conosco! E PARABÉNS pelo seu trabalho, muito bacana e importante pra gente! Beijos

  16. Nossa, achei incrível a sua proposta! Mesmo que fosse remunerada eu SUPER toparia (já pensou em fazer isso e arrecadar uma graninha extra?).

    Bem, eu sempre acho que tem gente mais merecedora que eu, mas vou pedir ajuda. Já tentei ser vegetariana/vegana algumas vezes, sem sucesso, por falta de apoio. Há 9 meses eu fui submetida a uma cirurgia bariátrica e desde então mudei de vida. Frutas, verduras, legumes e grãos são meus melhores amigos e até agora perdi 45kg (se quiser depois te mostro uma montagem de antes/depois, e preciso perder mais uns 10kg). Meu problema é que meu marido é gaúcho, e carnívoro xiíta. Minha filha também é fanática por carne, mas acho que com um empurrãozinho as coisas podem melhorar, porque desde a cirurgia mudanças incríveis na alimentação da casa toda tem acontecido. Tenho certeza que o veganismo ia ajudar ainda mais.

    Acho que já temos muitos pontos positivos, evitamos industrializados ao máximo, gostamos de comer bem, temos intolerância a lactose (minha filha teve alergia a proteína do leite de vaca bem grave quando pequena) e por isso estamos cortando laticínios. Sua ajuda pode ser a cereja no bolo de um processo incrível e fechar com chave de ouro a mudança da nossa família em direção à VIDA.

    Beijo grande e muito obrigada pela oportunidade!

  17. Bom, como começar, tenho 20 anos daqui um mês completarei 21, rsrs, e faço faculdade de Nutrição. Comecei sendo vegetariana isso a 5 anos atrás, vai fazer 6 em fevereiro, e há 3 anos me tornei vegana, eu gostaria de ser a escolhida, porque realmente eu não sou de cozinhar nada vegano, sem contar a parte em que meus amigos ficam chocados com a minha escolha, e acham que eu não como nada, ou acham que eu como capim, né, como todos os carnívoros acham (eu definitivamente odeio isso). Então gostaria de aprender a fazer pratos saborosos que eu principalmente goste (e que os ingredientes tenham na minha cidade :D), e que eu possa oferecer para meus amigos, colegas e familiares. Acho que é isso, sei que tem gente que talvez precise mais do que eu, mas não custa nada tentar né. beijo :*

  18. Nao quero participar pois ja sou ovolactovegetariana ha 10 anos. Mas gostaria de continuar acessando seus posts e receitas. Parabe
    ns pela iniciativa, gostaria de fazer a mesma coisa.

  19. Sandra quero muito!!!!!!
    Bom é o seguinte, tem 4 meses que iniciei a dieta vegana e tenho perdido muito peso, e tem o fato de eu amamentar ( Tenho uma filha de 7 meses). Moro no interior de SP e aqui não há nutricionista vegana. Gostaria muito da sua ajuda.
    (Espero ter sorte) bjsssss

  20. Gostaria de uma ajuda! Meu marido esta muito acima do peso, 110 kg – 68cm de altura, precisaria de uma dieta vegetal para ele, Será que voce me ajudaria a montar uma dieta para ele? Aguardo seu retorno e parabéns pela iniciativa. Sou fã do seu blog. !

  21. Venho me interessando pelo assunto há relativamente pouco tempo e minha principal motivação foi querer preparar o meu corpo para uma gravidez em 2014. Aos 34 anos de idade o corpo já não tolera mais tão facilmente os maus hábitos alimentares, especialmente sendo sedentária.

    Minha intenção é ampliar meu paladar, experimentar novas texturas, gostos e aromas. Sair do “lugar comum” oferecido nas gôndolas do supermercado. E, assim, ter disposição para realizar minhas tarefas diárias, me sentir bem comigo mesma e com meu corpo. Afinal, os sabores da nossa vida depende dos temperos que colocamos nela!

    Bjs e parabéns pela iniciativa!

  22. Eu gostaria de ser a ajudada. Adotar o veganismo está no topo da minha lista de prioridades, mas eu não consigo lidar com diversos problemas que aparece no meu dia-a-dia. Desde a falta de tempo para cozinhar, morar em local onde verduras são caras e não tem ampla variedade e eu tenho sentido muuuita fome, o que é um mega problema porque eu tenho responsabilidades com meu TCC, um coletivo feminista e um trabalho voluntário que demanda muita energia. E eu estou engordando com a dieta vegetariana(a minha atual dieta só não exclui leite e mel), foram 5kg nos últimos 4 meses.

  23. Ai minha nossa, meu maior sonho!!

    Quero muito ser vegana, e tento todo dia ser vegetariana, sempre acabo comendo produtos de origem animal, mas queria muito abandonar de vez! Tenho muita dificuldade de encontrar tempo pra cozinhar, planejar minha alimentação, pesquisar melhor os produtos, e sempre como em restaurantes no trabalho, o que é bem complicado. Mas o maior problema é que eu sou obesa mórbida, e quando eu deixo de comer alguns alimentos de origem animal, acabo comendo muito carboidrato e gordura. Desisti de fazer uma cirurgia de redução de estômago pra lutar contra a balança na academia, estou perdendo peso lentamente, e me esforçando muito, mas descobri que a alimentação é o principal. E aqui em Recife eu só encontro o básico pra montar meu cardápio, então acabo comendo muita fritura vegetariana e carboidratos pra substituir alimentos que estava acostumada. O lanche também é um problema, porque não aguento só lanchar fruta todo dia.

    Sempre quis ter uma orientação, mesmo que não seja médica, mas uma ajuda, dicas, e uma ideia de cardápio que dê pra montar facilmente com produtos que encontro nos supermercados de Recife, com preços em conta. Todas as nutricionistas que me consultei nos últimos anos pelo plano de saúde, não tem nem ideia de como ajudar alguém que quer ser vegetariana. Elas nem acham que eu deveria ser! Então fica difícil pra alguém como eu, sem verbas, rsrs, me orientar com a alimentação vegana!

    Preciso muitooo da sua ajuda!

    Vou me casar daqui a 11 meses, meu noivo sempre entra na minha onda de ser vegana, e já deixamos de comprar carne pra nossa casa há muito tempo, e muitos outros produtos de origem animal. Ele é meu grande companheiro nessa batalha. E por causa do nosso casamento (e principalmente da minha saúde é claro) eu decidi emagrecer. E não está sendo fácil unir a reeducação alimentar com a dieta vegana.

    Sei que você não é nutricionista pra me ajudar a emagrecer, mas tenho certeza que com seus conhecimentos de alimentos simples, e por você ser daqui do Nordeste e saber exatamente o que é fácil achar e o que não é, você poderia me ajudar muito! Eu só preciso de dicas de alimentos fáceis, sem muita fritura, gordura, farinhas e açúcar. Coisa pra comer no dia-a-dia, saudável e gostoso.

    Eu quero ser uma noiva mais saudável, quero ter uma alimentação mais ética, e sou uma barata tonta! Me escolhe por favoooooooooooooooooooooooor! Me escolhe!

    (Sei que eu falei demais, desculpe!)
    Obrigadaaa!

  24. Sandra,
    nossa fiquei muito emocionada com sua atitude, parabéns!!! Vc é um espírito iluminado!!!
    Não quero concorrer, passo com um nutrologo excelente em SP, Dr ERic Slywitch.
    Mas, li todos os depoimentos até agora, e realmente vai ser difícil escolher.
    Boa sorte!!!
    Um grande beijo!!!

  25. Iniciativa incrível! Já que tirei alguns dos meus alimentos preferidos daqui, como a tapioca integral e a omelete de grão de bico, quero me candidatar.

    Tenho 24 anos, sou vegana há cerca de 5 anos (vegetariana há 10) e acabei de ser diagnosticada com a doença celíaca. Quando digo isso para as pessoas, elas não acreditam que eu possa continuar tendo uma dieta vegana, já que boa parte da minha alimentação levava derivados do trigo, como pães, biscoitos e massas integrais. Para você ter uma ideia, não fazia ideia do que comer no café da manhã até me deparar com a sua receita de tapioca!

    O meu desafio é encontrar uma dieta vegana, gluten free, com o mínimo de industrializados possíveis e que dê conta da minha rotina de exercícios físicos (musculação + aeróbico de 4 a 5 vezes na semana). Tenho dificuldade de selecionar proteínas magras, já que as que me restaram costumam ter também alto índice de carbo. Também não seria má ideia perder um pouco de peso, que acabei ganhando no ápice do meu consumo de glúten nos últimos meses. Tenho acesso a feira livre semanal e lojas de produtos naturais, porém a grana anda curtíssima e precisaria ainda ser uma dieta econômica :B.

    Tenho certeza que conseguiria me ajudar pois apenas as receitas já fizeram uma diferença enorme, inclusive pela preocupação em apresentar alternativas livres de glúten.

    Obrigada e boa sorte a todxs!

  26. Que lindo! Acho que haverá outras pessoas com mais urgência que eu, mas ainda assim colocarei minha necessidade. Venho fazendo com certa frequência as receitas do blog e do livro. Como estudo, trabalho, não tenho empregada, acho dificil demais conciliar tudo. A familia – marido e dois filhos adolescentes – desde então começou a se alimentar melhor e atualmente tenta deixar a carne (1 vez por semana, o consumo por essas bandas), enquanto eu estou 95% vegana (ainda nao larguei os ovos…). Quando torcem o nariz para um prato, anuncio: “é da Sandra Papacapim” e tenho garantida a primeira garfada. O resto é fácil, pois náo me lembro de ter feito uma receita ruim daqui. Então, por que vocë pode me ajudar: porque é a profissional que reúne sabor, praticidade, nutrição e amor. Porque eu sei que você dá certo. Como você pode me ajudar: elaborando um cardápio para um mês, considerando que são 4 que comem por 8, com um salário de 2. Mas eu também quero te dar um presente! Caixa de farinha de coco? Açúcar de coco? Mamão? Um gatinho?

  27. Olá Sandra, parabéns pelo aniversário. Pra não chover no molhado quanto a grandiosidade da sua iniciativa, faço apenas um questionamento. Por que não ampliar sua renda com essa consultoria? Sabemos que sua formação acadêmica difere da proposta, mas o conhecimento empírico, muitas vezes, ultrapassa o conhecimento acadêmico, mas isso é o que importa. Acredito que com a sua sensatez vai encontrar uma forma de viabilizar isso. Muita paz!

  28. Oi Sandra, tudo bem?
    Adorei a tua idéia de consultoria. Então, gostaria de deixar como sugestão (caso eu não seja escolhida pra consultoria) idéias pra lidar com paladares difíceis. Tenho uma filha de 3 anos que é vegetariana desde que nasceu e tem alergia a proteina do leite de vaca, e um marido ovo-lacto há 4 anos que não come quase nada de vegetais. Tendo em vista o meu problema, gostaria de dicas pra lidar com o paladar de ambos, que é muitissímo exigente e resistente a vegetais. Se vc pudesse dar dicas de cardápios com vegetais ‘escondidos’, com opções que façam até os mais difíceis quererem provar, facilitaria muito a minha vida! Eu adoro de paixão as tuas receitas, já fiz várias, mas eles nem se interessam em provar. Veem a comida e torcem o nariz, o que me deixa frustradissíma.

    beijocas

  29. Oi sandra , tudo bem , vc tem algum livro publicado ebook ,Uma sugestão , se vc reunisse as melhores receitas do anos e fizesse um ebook , assim vc ajudaria nos com seus dotes culinarios, ou fizesse videos explicando enquanto cozinha , lembro de um que vc fez acho que na frança , vc colheu as mças depois fez uma torta ,achei incrivel .Obrigado pelo espaço , parabens pelo lindo trabalho.

  30. Sandra, eu não vou me candidatar,só quero agradecer a sua ajuda via blog. Eu aprendi muita coisa aqui e hoje estou ajudando os amigos a terem uma alimentação mais saudável. Eu vou receber pequenos grupos aqui em casa para ensinar algumas receitas veganas e depois sentamos para conversar e comer oque produzimos juntos. Boa sorte para os concorrentes

  31. Sandra, eu também não estou concorrendo, quero apenas te dar os parabéns por tua coerência de vida!!! Benza-te Deus!! Tuas receitas e conselhos são tão inspiradores, que, diante de limitação renal, tenho arrumado meus pratos de modo bonito e descolado, tipo: arroz integral, com alguns tomates secos, quiabos e abobrinha cozidos no vapor – regado a azeite de oliva. Pronto. Claro que depois de uma salada variadíssima, isso obra do meu marido. Obrigada e Parabéns pra você e por você!!! E, por favor, fala como adquirir teu ebook.

  32. Oi Sandra,

    Obrigada pela possibilidade de ganhar mais este presente! Você é realmente incrível. Descobri o seu blog pesquisando sobre leites vegetais. Meu filho não pode beber leite de vacas e nem eu e a partir deste dia comecei a estudar mais sobre alimentos. Descobri tantas possibilidades no seu blog. Atualmente estou introduzindo a alimentação no meu filho de 7 meses e tenho o outro de 2 anos e 6 meses. Gostaria de me reeducar e ensinar aos pequenos a se alimentarem com alegria e amor. Faço todas as refeições aqui em casa e tenho dificuldades de organizar os cardápios e as compras semanais.

    Bem, é isso! Obrigada!

    Beijos,
    Dulce

  33. Só pra agradecer e dizer que faz pouco tempo que descobri seu blog e estou gostando demais da maneira com escreve, das receitas e principalmente sua disponibilidade com o próximo. Ainda não sou vegetariana, mas já consigo comer carne somente ” às segundas”. E já percebo que não aprecio mais como antes.

  34. Sandra, você é uma linda! Eu sei comer direitinho e o seu blog já me ajuda demais, então não quero ser incluída no sorteio, mas não pude deixar de comentar o quanto fiquei encantada com sua atitude. Só mesmo um ser muito especial para escolher de presente de aniversario ajudar outras pessoas disponibilizando seu,já escasso tempo. Só te digo isso : O universo conspira a favor dos bons!
    Bjs

  35. Olá…
    Fui um tempo vegetariana, me sentia muito bem, mas com alguns problemas e as férias em casa comecei a abrir exceções por conta do apego que tenho com certos alimentos. Além da questão ética a respeito do veganismo, também estou correndo atrás da melhora da minha saúde. Na verdade, preciso de uma revolução na minha vida e tenho a plena convicção que um bom começo é mudar a alimentação. Hj tenho 28 anos e estou pesando 130kg, me alimento de forma errada e não faço exercício. Não quero chegar aos 30 nessa situação. Recomeçar com um apoio bacana iria me dar um gás interessante.
    Todos nós temos nossas dificuldade e acredito que qualquer uma que escolher será merecedora.
    Gratidão!

  36. Achei genial a idéia da pessoa que disse pra você publicar a saga dos dois sortudos! (se os sortudos permitirem, hehe). Eu tb não vou me candidatar porque acho que com o seu livro, o site e outras coisitchas, tô conseguindo manter super bem o veganismo… vegetariana há 12 anos e agora vegana há 1 mês por sua “culpa” haha! e amando ter adotado essa filosofia de vida cada dia mais 🙂
    sou muito grata à você, Sandra!!! pelo seu tempo, paciência, disposição, generosidade… may you always shine <3

  37. Dona papacapim, muito legal a iniciativa, parabéns. Olhando além desse mimo, vejo uma oportunidade de negócios aí, mulher… Devia vender o serviço depois dessa experiência!
    Sorte em sua nova fase.

  38. Parabéns Sandra. Sua forma de raciocinar é bastante elevada. Como tem gente precisando da sua ajuda?!….. Minha querida, além da consulta gratuita você poderia também manter um canal para dar informações pagas. Receber dinheiro pelo que se sabe fazer não tem nenhum desmérito. Pelo contrário, é realização pessoal e profissional. O mundo é capitalista, as contas vencem e você merece viver confortávelmente como qualquer outro cidadão desse mundo. bjsss e sorte na sua nova empreitada.

  39. Que linda atitude, Sandra! Parabéns! Para mim as dicas que você coloca no blog já são suficientes, então não vou me inscrever para concorrer a este presente maravilhoso. Espero que as pessoas escolhidas aproveitem muito a oportunidade! Grande abraço!

  40. Eu eu!!!! Já fui vegetariana por 3 anos e agora, com um filho de 2,5 anos, eu busco uma alimentação saudável – e prática! Está difícil sair do arroz (integral), feijão, salada, mistura (carne ou ovo). Eu trabalho o dia todo e almoço e janto em casa com meu filho, eu cozinho então tem que ser coisa prática se não não dá tempo. Hellllp!!! Bjo

  41. Ola, não acreditei quando vi a proposta.. tão dificil hj em dia alguem fazer algo “nao remunerado” e de coracao. Eu decidi virar vegetariana há bem pouco e queria tentar uma dieta vegan (pelas mesmas convicções politicas de ser vegetariana).
    Quero sua ajuda pra poder mostrar a tds que dizem que uma dieta vegan “nao me dá o nutrientes que tem na carne” que sim, posso ter uma alimentacao sauavel sem derivados de animal. Mas por outro lado nao sei como começar sozinha..
    Otima iniciativa :)) beijos!!

  42. Oi Sandra, gostaria muito de participar! Fui ovo-lacto por 8 anos e ha 2 anos voltei a comer peixe, porque comecei a sentir uma necessidade muito grande (antes eu nem gostava), então costumo comer umas 2 vezes por mes. Tenho enxaquecas terríveis quando como algo que não digere bem e muitas vezes acredito que seja do fígado. Amo comer e não tenho preconceitos com comida, inclusive tento provar varias vezes o mesmo alimento/ingrediente antes de dizer que não gosto. Parabéns pela iniciativa, achei sensacional!

  43. Escolheste bem o presente, é isso aí…felizmente são muitos pelo mundo afora que compartilham desse gesto fraterno e humano, parabéns pela ideia. Não será tarefa fácil a escolha dos felizardos. Paz e harmonia.

  44. Parabéns Sandra pelo seu aniversário. Que as bençãos do Universo estejam sempre sobre você. Parabéns também pela ideia do “presente”. Gostaria apenas que Luciana entrasse em contato comigo, tive um problema parecido e resolvi, peça para ela me escrever (coelhoeugenia@yahoo.com.br). Bj

  45. Parabéns pelo aniversário Sandra! Nem vou concorrer pq seria injusto com todas essas pessoas que precisam tanto, mas caso vc resolva cobrar pela consultoria, sou uma das interessadas. Onívora, mas super inclinada ao veganismo, tanto pelo ativismo quanto pelo estilo de vida saudável. Então seria ótimo ter o seu apoio nessa transição. Beijos!!!

  46. Você é uma fofa! Adorei a ideia, mto legal de sua parte!!
    Não quero participar, com ctz tem mto mais gente necessitada disso.
    Gostaria apenas de parabenizá-la pela iniciariva e generosidade 🙂
    E eu acho sinceramente que vc deveria pensar com carinho na ideia de montar cardápios remunerados… 🙂
    Grande abç

  47. Sandra querida, sou leitora do blog a tempos, me tornei veg por aqui e tenho muito a agraceder a vc por diversas coisas. E mesmo sabendo que existe gente mais merecedora do que eu e que eu n ganho nem sorteio de rifa, nao custa tentar kkk. Tenho muita dificuldade em montar cardapios gostosos e saudaveis, apesar de amar comida saudavel. Adoro cozinhar mas nao tenho tempo de fazer todos os pratos que quero, estudo de manha atr a noite e a maior parte das mhas refeiçoes sao feitas na faculdade. E tem os seguintes agravantes, eu e a Érica (minha namorada) estamos numa fase muito apertada finaceiramente (nao sei como montar cardapios nutritivos e baratos), estou muito acima do peso ( 1,59m 81kg), colesterol alto e glicose alterada (nao sei como controlar a vontade de doce), e passo muito mal quando como no restaurante universitario ( a comida é r$1,00 mas me deixa muito mal). Preciso de ajuda, tentei ir a uma nutricionista mas meu plano nao cobre e meu dinheiro nao dava, assim como muita gente aqui . Parabens pelo aniversario e iniciativa, você é um anjo e merece toda felicidade do mundo.

  48. Sou leitora recente, mas adorei a proposta e aceito (espero ter sorte hehehehe). Quero muito variar minha alimentação (somos ovolactovegetarianos, mas a maioria de nossas refeições são veganas). Eu preciso ganhar um pouco de peso (além de tudo, estou amamentando), tenho duas filhas que se alimentam muito bem, mas queria deixar os pratos mais diversificados e atraentes, até mesmo pra quem nos visita ver que comemos bem, somos saudáveis (sim, nós 4 somos saudáveis) e que é possível e delicioso ser vegetariano/vegano 😉

    E concordo com a Dani Ogata: vc poderia pensar em fazer algo assim, mas recebendo 😀

    Beijos!
    Fúlvia

  49. uau, que super!!! Eu adoraria, pq?Bom… sem delongas para alguém tão pontual.
    – Li seu blog pela primeira vez, qdo estava no RS em visita a minha sogra, levei um rancho, como eles chamam para provisões, tudo integral preocupada com a saúde dela que é uma senhorinha de 75 anos e mora sozinha, tive que explicar o beabá de cada coisa, daí vc com sua super explicação sobre a CHIA.
    – dai para frente, fui testando os pães, que virou meu pão de cada dia, ajudo minha tia, Tá!!!complemento com algumas informações para seu restaurante de ecogastronomia em MT(presunção), mas passo o conhecimento a frente adquirido aqui por aí,
    – E deixei a carne vermelha já faz 5 meses, estou abaixo do peso, meu marido só falta me matar de vez com tuda essa mudança, gaucho ele, imagina a transição punk.
    – 2014 – estou montando turminhas de amigas para disseminar questões relacionado a alimentação consciente em prol do planeta e da nossa saúde. De tanto que falo disto.

    Acredito que tudo isso junto, dá para começar um trabalho bem bom.

    Beijokas e me help.

  50. Adorei seu presente! Eu costumo me dar presentes não materiais nos meus aniversários tbm! Há 3 anos meu presente foi me tornar ovolactovegetariana, começo desse ano tentei migrar para vegana, achei muito difícil e arquivei o projeto. Hj decidi que meu presente de aniversário, faço 35 anos dia 25/12, seria ser vegana uma semana por mês, entrei aqui para me inspirar e me deparo com essa ideia super incrível!!! Adoraria ser escolhida!
    A propósito, o site é sensacional! Parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar tanto com a gente!!!

  51. Eu adoraria!! Fui diagnosticada com leucemia há 4 meses e estou em tratamento desde então. Na minha casa a alimentação é super saudável, com muitos crus, sucos, não como carnes vermelha e frango, etc e tal, mas aqui no hospital a coisa é braba. Nada colorido, restrição até de bom gosto! rs. Sairei de alta no final do ano e queria continuar minha alimentação, mas tendo mais noção dos alimentos que me ajudarão no tratamento, como por exemplo aqueles que ajudam no sistema imunológico (já que na leucemia o nível de defesa do organismo fica crítico).

    Tô torcendo aqui para essa ajudinha!

    um beijo

    1. Débora: não tenho nada com isso, mas você conhece isso aqui: http://gerson.org/gerpress/? Vi um documentário muito bonito (Dying to have know) que explora essa terapia – e, no fundo, a relação que estabelecemos com o nosso corpo em relação ao mundo. Acho que, no mínimo, é um convite para pensarmos o conhecimento e a forma que queremos nos apropriar dele e continuar construindo. Torcendo pela sua breve recuperação!

  52. Oi Sandra,
    Ontem por acaso, encontrei um video no U-Tube de uma garota que mora no Japão. Começou colocando videos sobre algumas receitas brasileiras, caminhadas pela cidade aonde ela mora, ida a restaurantes, supermercados, farmácias, etc… como vc. ela tinha que continuar trabalhando para colocar “comida na mesa” etc. e tal. Agora, ela parou de trabalhar e está se dedicando inteiramente a colocar receitas (ela evolui bastante) no U-tube. Ela atualmente está com 24.000 seguidores e duas vezes por semana, um dia para o Brasil e outro dia para o Japão ela transmite direto, com comentários sobre o que se passou na semana, respondendo perguntas, fazendo sorteios de pequenos “kits” de produtos etc…Ela chama “de meu canal”.
    Não sei como ela rentabiliza este tipo de ocupação, se através de anúncios ou de subscrições. Achei a ideia interessante e gostaria de saber se você já pensou a respeito desta hipótese. Mostrar o seu “Be A Ba” num tipo de “canal” no U-Tube, se dedicar inteiramente a mostrar receitas, esclarecer dúvidas, mostrar produtos veganos, etc…. e rentabilizar este tipo de atividade que você gosta tanto?

  53. Depois dos 2 sortudos, você poderia pensar em fazer isso de forma remunerada, não? Acho justo!

    Bom, mas eu quero participar! rsrs…

    Meu problema: Só comecei a cozinhar de verdade depois que meu filho nasceu (ele tem 2 anos), quando ele tinha 1 ano decidi cortar carnes (branca e vermelha, ainda mantenho o peixe, que pretendo cortar também um dia). Meu problema é que a falta de aptidão e experiência gastronômica fazem o ato de cozinhar um suplício diário. Porque tenho de pensar em uma comida saborosa que seja nutritiva o suficiente para um pequeno ser em desenvolvimento e para a mãe (eu mesma) que amamenta ainda. Mas meu pequeno repertório se restringe a comidas carnívoras e com laticínios (que comecei a evitar depois que ele nasceu).

    O que eu preciso? Ajuda com o cardápio! Os lanches são uma das coisas que me confundem.

    Complicações extras:
    – parei de trabalhar para ficar com meu filho e a grana é curtíssima!
    – nós dois não ganhamos peso (sim, isso é caso para profissional da saúde, já estamos avaliando!), mas por isso fico em busca de alimentos que incluam gorduras boas.

  54. oi sandra,amei a idéia e a oportunidade, espero ser uma das sortudas!
    então, descobri que tenho uma hernia hiatal no estomago que vem crescendo, era grau I e já evoluiu para grau II, o médico me indicou uma cirurgia (o que não quero fazer) ou uma radical mudança alimentar poderia não curar a hérnia, mas me livrar dos sintomas que tanto me incomodam (azia queimação, refluxo e fortes dores no estomago), preciso cortar de vez frituras, está difícil montar um cardápio simples, não sou muito criativa e venho tentando insistentemente parar de comer carne! tb tenho uma filha q está acima do peso ela tem apenas 13 anos, então sua ajuda será muito mais que bem vinda, será uma benção!!!

  55. Sandra, gostei do presente que vc quer nos dar.Tento uma alimentação balanceada, mas ainda não consegui muito resultado. Desde nova tenho refluxo ( só soube agora) e eu tratando como se fosse só gastrite… e sem melhoras… Sei que o doce e o feijão e as farinhas, leite me agravam o estado… Preciso mesmo de sua ajuda, se tiver a sorte de ser escolhida. obrigada.

  56. Olá, Sandra! A minha experiência: Em 05/02/2011, decidi que não consumiria mais carnes de quaisquer tipos. Colesterol alto, sem alteração. Em abril de 2013 “veganizei” minha alimentação. Colesterol aceitável e B12 satisfatória. Porém, só fui perder peso, realmente, quando excluí o glúten da minha mesa. De 82 Kg, fui para 71 kg, rapidamente. Tenho 50 anos (prestes a “upload” para 51), 1,54m e nenhuma atividade física – exceto correr atrás de ônibus e tarefas domésticas não muito fanáticas. Porém, comecei a relaxar nesse pormenor – ou “pormaior”: entre cerveja, pão e macarrão (sem ovos, claro) em 3 meses já recuperei quase 3 kg. O maior problema tem nome e sobrenome: Gulodice Aguda. Consumo de calorias > gasto de calorias (metabolismo dentro dos padrões) = ganho de peso. Acho que vou assumir, definitivamente, o meu pecado maior e suas consequências… Brincadeira! Minha meta é eleger uma atividade física e conseguir elaborar cardápios que contemplem minhas necessidades sem sacrifícios exagerados. Sei que tem pessoas com maior necessidade de sua consultoria e acho que você já ajuda tanto por manter seu blog! Quero deixar uma sugestão: Tem uma comunidade para financiamento de projetos (http://catarse.me/pt). Dê uma olhada. Adoraria ajudar na publicação do seu livro. Já tive oportunidade de colaborar para o lançamento de 2 CDs e de um livro maravilhoso. Admiro muitíssimo a sua disponibilidade e generosidade. Desejo que seu aniversário marque mais um ciclo de realizações e conquistas para você.

  57. Vou fazer minha fezinha aqui, apesar de nao ser exatamente uma pessoa sortuda em sorteios,rsrs
    Ja passei com nutricionistas e com nutrologa e nenhuma das duas resolveu meu problema de inadequacao da dieta; tenho o “pressentimento” que vc vai me ajudar a ser uma vegetariana saudavel e feliz!

  58. Oii!!
    Sou vegetariana a 1 ano,amo me alimentar assim de forma saudável e nao sinto falta de nada, meu maior problema é montar um cardápio atrativo para meus filhos, um de 7 e outro de 2 anos. Principalmente para o de 7 anos que ja conheceu outras coisas, inclusive animal. Preciso de ajuda! Seria otimo seguir alguma coisa por uma pessoa mais experiente.

  59. AMEI a ideia! Já tem anos que tento me tornar vegetariana e logo vegana. Na verdade, adoraria mesmo já ir direto pro estágio de viver de luz, maaaassss, vamos por partes. Quando tive de fazer a Introdução Alimentar da minha filhota, entrei em pânico. Vi o quão errado estava comendo e como eu iria ensinar esses hábitos horrorosos a um ser que acaba de chegar a este mundo? Então, comecei a pesquisar e encontrei seu blog, logo virei fã! Mas, na prática, sigo com dificuldades. Trabalhar fora e tentar dar conta disso tem sido simplesmente impossível. Sempre me lembro do seu post onde vc comenta que para ser vegano, não tem jeito, tem de aprender a cozinhar. Enfim, qualquer ajuda será muito bem-vinda. Consegui ainda não dar nada que um dia já teve olhos para a minha baby. Acaba rolando ovos, leite e derivados de vez em quando, num pão ou num bolo, por exemplo, mas… na medida do possível, tento evitar. Well, well, aguardo contato 😉 Bjs e muito sucesso no seu projeto.

  60. Oi, Sandra!
    Há 4 anos atrás resolvi virar vegetariana, com desaprovação da família. Sempre estive alguns quilos acima do peso, e após deixar a carne de lado meu peso vem oscilando em um efeito sanfona que parece não acabar. No começo desse ano, influenciada pelo seu blog, resolvi que tentaria entrar no mundo vegano, para total desespero dos meus pais, ”com uma filha de 17 anos que vai ficar anêmica”, e gozação de todos meus amigos. Larguei ovos e laticínios, o que foi uma maravilha pois eu já tinha intolerância à lactose. Porém ainda me sinto insegura quanto a minha alimentação, e por eu ainda ter uns quilos acima do ideal fui em uma nutricionista da minha cidade que me recomendou PST e o leite de soja da marca ”A” como base para minha dieta, fiquei totalmente perdida, e acabei cortando bastante coisa chegando ao ponto de desassociar o prazer à alimentação. Como moro com meus pais, eles me deixaram continuar contando que eu mesma fizesse minha comida. Quero muito aprender tudo sobre a culinária vegana, para cozinhar para eles e também provar que o veganismo pode ser saudável e prazeroso, e de quebra, ajudar à minha família a deixar de lado todos os más hábitos alimentares.
    Vendo essa sua iniciativa meu desejo agora é me inspirar não só na sua alimentação, mas também na sua alma iluminada. Parabéns! Minha meta e sonho de vida é poder uma dia montar um restaurante ou um ”fast food” vegano e saudável em minha cidade completamente sem opções, e quem sabe um dia ter uma marca de alimentos veganos, e para que eu ajude outros preciso primeiro me ajudar. Saiba que se um dia meu sonho se concretizar você será uma das principais responsáveis.

    Peço desculpas pelo tamanho do texto. Um beijo!

  61. Sandra, vc é incrível mesmo!! Com certeza tenho uma quantidade absurdas de elogios pra vc e vc ainda surpreende! Quanta generosidade!
    Enfim, quero concorrer!
    Vegetariana há 3 anos, casada com um onívoro. Infelizmente não almoçamos juntos em casa, mas o cardápio do jantar e fim de semana é por minha conta. Acabo sempre repetindo as receitas que mais gosto no fim de semana e o jantar é o problema. Além disso, tenho dúvidas se estou ingerindo a quantidade necessária de ferro e cálcio diariamente.
    Sugestão: quando vc preparar os cardápios das pessoas sorteadas publique-os, pois muitas vezes poderá sanar as dúvidas de outros leitores.
    Um beijo e sucesso na sua nova vida na Belgica!

  62. Oi Sandra,
    Acho seu trabalho excelente, gosto de ler muito seus posts. Volta e meia comento seus posts.
    Tenho uma empresa de barra de cereal personalizada e gostaria muito de poder receber dicas suas de como melhorar minha receita base, que é composta de alguns itens ( não em grande quantidade ) como o xarope de glucose. Eu procuro manter um alimentação o mais saudavel possivel ( nao sou vegana nem vegetariana) , sou atleta maratonista e prezo muito pela alimentação direcionada aos meus treinos de corrida. Criei a empresa com foco em produzir algo mais natural possivel, para mim e para meus amigos e clientes. Seria muito bom ter uma contribuição sua, para criar algo natural para substituir o xarope, uma receita que se adapte a uma linha de produção artesanal que esta crescendo bastante. Seria um otimo desafio para voce! Mesmo se não puder me ajudar neste momento podemos conversar numa outra oportunidade, pois acredito no seu potencial!
    Desejo-lhe muitas felicidades.

  63. Vou confessar uma coisa. Sou dessas pessoas despreocupadas que quando têm uma ideia maluca pensa ‘Por que não?’. Eu não imaginava que tanta gente ia bater na minha portinha virtual pedindo ajuda. Vai ser impossível escolher hoje. Preciso de uma boa noite de sono pra recuperar as energias e clarear as ideias (o dia foi extenuante) e amanhã volto aqui pra anunciar o resultado. Mas antes de me recolher à minha insignificância gostaria de:

    1- agradecer a todos os que deixaram comentários aqui. Mesmo não podendo ajudar cada um de vocês, desejo do fundo do coração que vocês encontrem a solução pros problemas que descreveram. Estou enviando amor e luz pra vocês.

    2- avisar que mesmo se você não foi o(a) escolhido(a), nem tudo está perdido. Percebi que várias pessoas têm dificuldades parecidas, então pertendo escrever sobre esses assuntos. Vocês me deram material pro ano inteiro de posts!

    3-responder aos que sugeriram que eu fizesse esse tipo de ajuda aqui no blog, mas paga, que fiquei extremamente tocada com o carinho e a vontade que vocês mostraram em me ajudar financeiramente. Sintam-se abraçados. Apesar de vários amigos já terem sugerido isso, não me sinto à vontade com a ideia por vários motivos. Mas prometo pensar nessa questão com carinho 🙂

    4- dizer pra Nicolle que o segredo pra chegar aos 32 com cara de 22 é: amar intensamente e comer muito capim 🙂

  64. Sandra, que linda sua iniciativa! Aposto que todos estão com os dedinhos cruzados e com certeza, acenderam umas velhinhas para serem os escolhidos! Não é a toa que tem tantos fãs!
    Um abraço e estou ansiosa para saber quem foram os escolhidos 🙂

  65. Sandra, adorei essa sua iniciativa e quero dar-lhe os meus parabéns por ela. Não estou me candidatando porque percebi que há pessoas que precisam mais do seu apoio do que eu. Descobri o seu blog quando andava à procura de receitas vegetais saborosas e devo dizer que encontrei o que procurava e muito mais. Você é a prova que os anjos existem. Sinta-se também abraçada. Bjs

  66. Olá!
    Sou portuguesa e sigo este blog já há muito tempo apesar de nunca ter comentado.
    Adoro as ideias, as receitas, as sugestões, os avisos!
    Sei que não me posso candidatar, nem poderia porque a minha história não pode ser resolvida por si.
    No inicio deste ano mudei para o veganismo (não comia carne à 10 anos) e engordei quase 10 quilos.
    Uma parte tenho a certeza que é emocional, outra sei que é hormonal (as analises à seis meses atrás não acusaram nada, estou à espera de repetir porque sinto que algo não está bem), também tem a haver com o facto de ter reduzido o exercicio fisico e naturalmente, de provavelmente ter cometido alguns erros a nivel de alimentação.
    Se alguma das pessoas que escolheu tiver engordado neste processo de transição para o veganismo, agradecia que partilha-se a história (ou o que puder). Já li imensos relatos em foruns e outros blogs e em todos eles aprendi algumas coisas.

    Ao fim e ao cabo vim também (e principalmente) dar os parabéns! Desejo-lhe continuação de muito sucesso em todos os campos da sua vida e um grande obrigada por toda a partilha neste seu espaço!

    Blessed be!

    Carla

    (Aislin)

  67. Foi difícil, muito difícil escolher só duas pessoas. Nem me perguntem como fiz pra escolher, pois os métodos foram os mais variados e involveram alguns pedacinhos de papel sorteados no final. Todos os que pediram ajuda merecem ser ajudados, mas tive que me concentrar naqueles que eu realmente poderia ajudar. Infelizmente não tenho experiência com vários problemas de saúde que vocês descreveram nos comentários e embora deseje que todas essas pessoas encontrem o equilíbrio e a saúde que merecem, minhas ferramentas são extremamente limitadas e seria irresponsável prometer o que não posso cumprir, principalmente quando se trata da saúde e do bem estar de vocês. Espero que entendam.

    Mas percebi que muitos dos problemas que vocês me contaram se parecem, então pretendo tratar de alguns aqui no blog. Se o seu problema é:

    -ganho de peso depois de ter adotado uma dieta veg(etari)ana
    -perda de peso depois de ter adotado uma dieta veg(etari)ana
    -falta de criatividade na hora de montar cardápios variados e equilibrados
    -necessidade em encontrar receitas sem glúten
    -necessidade em criar cardápios com receitas simples/nutrivitas/baratas, pois o tempo pra cozinhar e o orçamento estão curtos
    -não saber cozinhar em geral e/ou não saber preparar comidas veganas

    não se desespere, pois farei o possível pra tratar desses assuntos aqui no blog. Já quem gostaria de aprender a preparar receitas vegetais pra crianças, preciso confessar minha inaptidão a dar conselhos nesse domínio. Nunca cozinhei pra crianças e não sei como fazer os pequenos comerem mais vegetais. Mas se um dia descobrir, prometo contar tudinho pra vocês.

    E as escolhidas foram Calíope e Evelyn, que receberam um email com a notícia alguns minutos atrás. Adorei a sugestão de documentar aqui a experiência, pra que as pessoas que se identificaram com os problemas delas possam beneficiar dos conselhos/cardápios. Espero que elas topem dividir a experiência com vocês.

    Muito obrigada por acompanharem o blog e por demonstrarem sempre tanto carinho e gentileza comigo. Espero que o blog seja sempre uma fonte de inspiração e informações úteis pra vocês.

    Sintam-se virtualmente abraçados.
    Sandra

  68. Que pena não ter ganhado mas entendo perfeitamente a sua situação. Parabéns pelo empenho e por se dedicar tanto às pessoas. Você merece tudo de bom na sua vida. Deus te abençõe
    Bjs

  69. Mesmo não tendo ganhado continuo achando incrível a proposta. E tomara que vc pense com muuuuuito carinho na possibilidade de oferecer orientações cobrando por isso. Investimento em saúde vale cada centavo!

  70. A iniciativa foi linda, e se eu não estivesse numa correria louca (e tivesse uma internet compatível com o uso do Skype 😛 ) gostaria muito de ter participado. Parabéns às escolhidas! Espero que elas dividam a experiência com a gente! 🙂

  71. Sandra tinha certeza que você escolheria a Evelyn, algo no comentario dela me tocou profundamente. E espero sinceramente que logo você se sinta confortavel para prestar consultoria nessa area, com certeza faria diferença na vida de muitas pessoas.
    Bjs

  72. Li todos os comentários e algo me disse que a Evelyn era uma candidata muito, muito forte. Fiquei feliz que ela tenha sido uma das escolhidas, pois fico na ilusão de que conheço um pouquinho da sua alma. Bj

  73. Parabéns pela iniciativa… com toda certeza você já ajuda a mudar a vida das pessoas para melhor e ainda faz mais… Muitos nutricionistas não estão preparados para receber vegetarianos/veganos e uma ajuda dessas faz toda a diferença. Abraço

Deixe uma resposta