Melancia

As primeiras melancias do ano apareceram na feira algumas semanas atrás e desde então tem sempre uma na minha geladeira. Acho melancia perfeita como ela é, mas de tanto dar de cara com essa fruta (sempre que abro a geladeira, o que acontece dezenas de vezes por dia), acabei tendo umas ideias. Por exemplo, descobri que ao juntar um pouquinho de hortelã picada e um fio de suco de limão sobre cubos de melancia, a fruta ganha um sabor todo especial e se torna uma sobremesa ainda mais refrescante. A inspiração veio da minha limonada rosa (se você ainda não experimentou aqui vai um conselho: prepare essa delícia assim que as melancias aparecerem na sua cidade) e acabei criando a versão sólida dessa receita. Mas minha vontade de inovar não parou por aí.

Aqui na Palestina o pessoal adora servir melancia com um queijo de ovelha bem salgado e embora nunca tenha provado a mistura (por razões óbvias), achei a ideia de misturar melancia com um ingrediente de sabor marcante e salgado ótima. Só faltava encontrar um ingrediente vegetal que tivesse essas características e depois de matutar um pouco resolvi fazer uma salada de melancia com azeitonas. Como eu gosto muito de juntar hortelã fresca às minhas saladas cruas, essa erva também entrou na receita, assim como um pouco de suco de limão e uma pitada de pimenta moída na hora. Confesso que a primeira garfada entrou na minha boca com uma certa hesitação, mas minhas papilas só precisaram de um segundo pra aprovar a combinação inusitada. Preparem-se pra uma explosão de sabores na boca: doce, salgado, ácido, fresco (da hortelã) e levemente apimentado.

salada de melancia

Não precisa de receita, basta cortar sua melancia em cubos médios, retirar os caroços, juntar um punhadinho de azeitona verde (de ótima qualidade) picada, um punhadinho de hortelã fresca picada, temperar com uma pitada de pimenta do reino (melhor se for moída na hora) e regar com um fio de suco de limão. Depois é só se deliciar.

Se vocês gostam de melancia tanto quanto eu e quiserem testar maneiras mais criativas de degustar essa fruta, ficam aqui minhas sugestões.

7 comentários em “Melancia

  1. Que delícia, Sandra! Não acho que vou experimentar por agora, o tempo fresco por aqui tá pedindo mais as suas sopas, mas com certeza vou fazer assim que possível!

    Bjo

  2. No Japão o hábito é comer menlancia com sal! Provei e, apesar de estranhar no começo, achei interessante pois realça o sabor doce da fruta.

  3. Já experimentou molho de melancia para macarrão? Bata a melancia no liquidificador (parte vermelha, sem caroço, ou com caroço mas coe depois); faça um refogado como o do molho de tomate; junte a melancia batida, salgue a gosto e deixe apurar. Dá até para fazer cru com melancia batida, misso e os temperos que preferir.

Deixe uma resposta