Como preparar repolho

A série “Como preparar…” voltou. Escrevo esses posts pra ensinar o pessoal que não tem muita intimidade com legumes (ou com panelas, ou ambos), como preparar vegetais de maneira simples e saborosa.  Sei que tem muita gente precisando comer mais verduras e essa série é a minha contribuição pra deixar a sua dieta mais colorida.

O legume da vez hoje é o humilde, e às vezes rejeitado, repolho. Ele é barato, nutritivo, rende que é uma beleza e está disponível praticamente o ano inteiro. Repolho é rico em antioxidantes, tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias e, graças às suas fibras, pode baixar o nível de colesterol no sangue. Uma xícara de repolho cru (70g) tem mais de 66% da vitamina K e 42% da vitamina C que precisamos em um dia, além de ser uma boa fonte de ácido fólico e manganês. Tudo isso com míseras 17 calorias!

Algumas pessoas reclamam do efeito gasoso que o repolho produz nelas. Eu nunca tive esse problema, mesmo comendo repolho de duas a três vezes por semana, mas sei que alguns estômagos são mais sensíveis que outros quando se trata de vegetais crucíferos (couve, repolho, brócolis…). Se esse é o seu caso, tem maneiras de reduzir esse efeito colateral. Tente cozinhar o repolho com ervas e especiarias que facilitam a digestão e minimizam a produção de gases, como gengibre, cravo, semente de coentro ou coentro fresco. Consumir o repolho cru também pode ajudar, já que ele parece provocar menos desconforto do que o repolho cozido. Lembre que esses legumes são muito importantes pra saúde, então vale a pena persistir.

Sou uma grande fã de repolho, como mostra as várias receitas com esse vegetal que publiquei aqui. Abaixo explico a maneira mais simples, porém saborosa, de preparar repolho cozido e algumas receitas apetitosas à base de repolho pra você se inspirar.

Repolho refogado

O coentro é opcional. Aprendi essa receita com a minha mãe e ele faz sempre sem coentro. Porém acho que a erva deixa o prato mais interessante, além de minimizar a produção de gases nos estômagos sensíveis.

1 cebola, cortada em fatias finas (gosto de cortar em meia-lua)

3-4 dentes de alho (dependendo do seu gosto), picados ou amassados

¼ de um repolho branco médio, cortado em tirinhas bem finas

2-3cs de azeite

1 punhado de coentro, picado

Sal, pimenta do reino e suco de limão a gosto

Doure a cebola em 1cs de azeite. Junte o alho e deixe fritar durante alguns segundos. Junte o repolho, refogue mais um pouco e deixe cozinhar, tampado, em fogo baixo, até ele amolecer completamente. É importante não acrescentar água pro sabor do repolho ficar bem concentrado e levemente caramelizado. Mantenha o fogo bem baixo e mexa regularmente, assim o repolho não vai grudar nem queimar. Quando estiver bem macio junte sal e pimenta do reino a gosto e, fora do fogo, o coentro picado. Antes de servir regue o repolho com 1cs ou 2cs de azeite* e um tiquinho de suco de limão. Rende 4 porções como acompanhamento.

*Acrescentando a maior parte do azeite no prato pronto você evita a oxidação do mesmo e preserva os nutrientes (quando cozinhamos com azeite o calor destrói parte dos nutrientes).

Outros pratos deliciosos com repolho que apareceram aqui no blog (clique no título do prato pra ver a receita):

Salada de repolho roxo, beterraba e maçã. O molho de tahina deixa tudo ainda melhor.
Ensopado marinho. Um dos meus maiores sucessos na cozinha. Se você não contar, ninguém adivinha que é feito com repolho.
Salada asiática. Uma das minhas saladas preferidas e a que faz mais sucesso na minha família francesa.
Repolho fermentado. Faz maravilhas pela flora intestinal e é mais gostoso do que parece.

23 comentários em “Como preparar repolho

  1. Esse ensopado marinho é maravilhoso! Ainda quero testar esse repolho fermentado, vencer o preconceito! Hehehe!
    Na minha casa sempre tem repolho, já que meu pai é Catarina! Então as receitas com esse vegetal são muito bem vindas!

  2. Já comeu chucrute? É uma iguaria alemã de repolho fermentado na salmoura. Fica ÓTIMO no molho do cachorro-quente. Aqui em Blumenau, onde moro, sempre fazemos. :9

  3. eu preciso, eu necessito fazer o repolho fermentado!!
    o ensopado marinho a gente fez em casa e lambemos os beiços.. é bom demais!!
    como disse no face, repolho é muito bom, gostoso e versátil… valeu as dicas bjs

      1. Ôi Sandra, eu testei o repolho fermentado, inclusive lhe enviei uma foto. Você recebeu? Gostamos muitooooooooooooooooooooo. Valeu.

    1. gente!! to de queixo caído!!
      é a mesma foto!! tiraram o gatinho e ainda puseram outra receita…
      quem vê aquela receita com aquela foto acha q a foto é da receita..
      bjs

      1. Não é? Também achei absurdo. Fica parecendo isso mesmo, que a foto é da receita deles. Reconheci os copos, a cor, mas a pata do gatinho aparecendo foi o que deixa tudo indiscutível. Reclamei lá, vamos ver se a menos se dignam a responder algo.

        🙂

    2. Nina, muito obrigada por ter me avisado. É muito triste ver o nosso trabalho usado dessa forma, sem autorização, sem os créditos e ainda recortado! Infelizmente não é a primeira vez que isso acontece. Já vi minhas fotos em sites e até publicada em um jornal de Fortaleza. Escrevi pro jornal e nunca tive resposta. Vou contactar o Mundo Verde e esperar que eles removam minha foto do site. Se não obter resposta, como no caso do jornal, algum advogado aqui, ou alguém que trabalhe nesse área, pode me dar um conselho? Mais uma vez obrigada, Nina.

  4. Nossa! Que absurdo! Copia a foto, atribui a uma receita que não tem nada a ver e não dá crédito! Comentei na receita, mas não sei se vão autorizar! O que custa fazer a receita e tirar sua própria foto, né!

  5. Adorei o post sobre repolho. Eu adoro repolho, mas não tenho muita intimidade com as panelas e minhas receitas são um pouco sem graça. Estou tetando converter meu marido à minha dieta vegana, por isso estou me empenhando para cozinhar melhor.

  6. Gente, alá. Não autorizaram comentários mas retiraram a foto e colocaram outra. Espero que tenham feito foto da própria receita e não utilizado de alguma outra pessoa.

    Não tem o que agradecer, Sandra. Acho esse tipo de coisa tão desnecessário, pra dizer o mínimo. Custa muito colocar uma foto própria ou então, reproduzir sua receita na íntegra com os devidos créditos? Eu acho que não, né?

    E sobre o post, eu a-m-o repolho. De verdade. Acho tão simples e tão gostoso, porque aceita os temperos de todos os tipos – dos mais banais aos mais sofisticados.
    Tô doida pra fermentar algum aqui 😀

    Bjo

  7. Repolho é daquelas verduras que também costumo comer bastantes vezes… Admito que não é dos meus preferidos, talvez por ser tão comum, e estar disponível no quintal todo o ano, mas cá em casa a minha mãe utiliza-o para fazer sopa e toda a gente gosta 🙂
    Fizeste bem em partilhar as fotografias de outras receitas com repolho. O ensopado marinho e a salada asiática parecem divinais! Vou sem dúvida experimentar estas receitas!
    Ah, quanto às propriedades cicatrizantes do repolho, estão correctíssimas, já vi colarem uma folha de repolho a um corte, envolverem com gaze e sarar em pouquíssimo tempo!

    1. Nossa! Quando li sobre as propriedades cicatrizantes do repolho vi que muita gente toma suco dele (puro) pra curar úlcera, mas fiquei sem saber direito se funcionava ou não. Agora que você falou isso percebi que ele é poderoso, mesmo.

Deixe uma resposta