Às vezes dá muito certo

Salada de macarrão e grão de bico com abobrinha, tomate e rúcula

Fiz uma longa lista com tudo que tenho que fazer antes de viajar, mas parece que minha cabeça entrou de férias antes do meu corpo! Ando me arrastando pela casa, com vontade de fazer siestas, tomar longos cafés da manhã admirando a folhagem e ler revistas de culinária no sofá. E, o mais importante, não trabalhar, não limpar a casa e não responder emails. O único ítem que consigui respeitar da lista (até então) é “esvaziar a geladeira e o congelador”.

Eu cozinho leguminosas todas as semanas, depois divido em porções e congelo, de modo que a qualquer época do ano, quem abrir meu congelador vai encontrar vários saquinhos de feijão (de vários tipos), grão de bico e lentilha. Graças a esse hábito meu, sou capaz de preparar uma refeição em menos de meia hora. Tiro um saquinho do congelador, o legume que estiver dando sopa na geladeira e um cereal do armário e improviso um almoço/jantar nutritivo, balanceado e rápido. Essa fórmula é prática e, mantendo uma certa harmonia entre os ingredientes, produz resultados saborosos. Mas ontem minha vontade de dar cabo ao conteúdo da geladeira, e usar os restos do dia anterior, foram mais fortes que meu bom senso culinário e o jantar foi uma cacofonia gastronômica. Misturar arroz estilo asiático com repolho e feijão branco não é uma boa idéia (só avisando, caso alguém tenha pensado nisso). Tudo que posso dizer é que não passei uma noite muito agradável, mas sacrifícios como esse às vezes são necessários pra não desperdiçar comida. Felizmente, tem também as misturas improvisadas que dão muito certo, como essa salada de macarrão e grão de bico.

Combinar um cereal com uma leguminosa é uma das regras de ouro da nutrição vegana. Os dois juntos formam uma proteína vegetal completa, de ótima qualidade. Mas feijão com arroz todo dia cansa, por isso estou sempre experimentando novas combinações. Nunca tinha colocado grão de bico e macarrão no mesmo prato antes, mas, embora possa parecer estranho pra alguns, os ousados que experimentarem a receita abaixo não vão se arrepender. Esses dois ingredientes não têm um sabor acentuado, por isso é importante misturá-los com outros ingredientes de sabor intenso. Uma dose generosa de alho, algumas azeitonas pretas, um toque de raspas de limão, um bom azeite e um pouco de rúcula transformam essa salada em um prato excitante e saboroso. Abobrinhas assadas e tomates maduros completam o prato, deixando tudo mais suculento. Não sei se vocês têm costume de comer macarrão frio, com uma vinagrete no lugar dos molhos tradicionais, mas esse tipo de salada é perfeito pros dias quentes. Alimenta sem pesar no estômago e não te faz suar como um prato quente.

Agora vou (tentar) voltar pros meu afazeres, contando os minutos que faltam pro meu corpo cansado se juntar à minha cabeça na terra encantada das férias.

 Salada de macarrão com grão de bico, abobrinha, tomate e rúcula

 Eu gosto de uma dose generosa de alho e bastante rúcula na minha salada, mas ajuste as quantidades pra adaptar a receita ao seu gosto. Lembre-se, no entanto, que macarrão e grão de bico têm um sabor suave e precisam de outros elementos marcantes pra realçá-los. Outra dica: é importante usar tomates bem maduros e suculentos e azeitonas de ótima qualidade nessa receita. Uso grão de bico congelado e coloco diretamente na panela, sem descongelar antes.

250g de macarrão do tipo penne, parafuso ou tubos curtos (melhor se for integral)

1x de grão de bico cozido

3 dentes de alho ralados

2 abobrinhas italianas pequenas em rodelas médias (entre 1/2x e 2x quando assadas)

12 azeitonas pretas, caroços removidos e partidas ao meio

2 tomates grandes (bem maduros), em pedaços médios

raspas de 1 limão pequeno

2 punhados de rúcula picada

4cs de azeite, mais um pouco pra untar

1cs de vinagre balsâmico

sal e pimenta do reino a gosto

Disponha as rodelas de abobrinha em uma placa levemente untada com azeite. Regue com 1cs de azeite, tempere com sal e asse em forno médio até ficar macio e ligeiramente dourado. Mexa uma vez durante o processo pra virar as rodelas e dourar do outro lado. Cozinhe o macarrão al dente, escorra e reserve. Aqueça 1cs de azeite em uma frigideira pequena e doure o alho. Junte o grão de bico cozido (se congelado, não precisa descongelar antes) e refogue, mexendo de vez em quando, durante alguns minutos, até os grãos ficarem com uns pontinhos dourados. Tempere com sal e reserve. No recipiente em que for servir, misture 2cs de azeite com 1cs de vinagre balsâmico. Junte os tomates em pedaços, com o suco que tiver escorrido deles, as azeitonas, o macarrão cozido, as raspas de limão, o grão de bico (raspe bem a frigideira pra recuperar todo o alho frito), a abobrinha assada e uma dose generosa de pimenta do reino. Mexa pra envolver tudo com o molho, prove a corrija o sal, se necessário. Por último junte a rúcula, misture rapidamente e sirva em temperatura ambiente. Rende 2-4 porções (dependendo do seu apetite). Gosto de comer essa salada com uma porção extra de rúcula, mas só faça isso se você for fã.

10 comentários em “Às vezes dá muito certo

  1. Como sempre seus posts são sempre inspiradores. Tenho passado sempre por aqui para ter algumas ideias e gostei de como voce disse se organizar (congelando legumes e graos), sou muito perdida na cozinha, principalmente em relaçao a organização e tempo, gostaria de me programar para economizar tempo, mas não sei como fazer, puxa, ficaria tao feliz se vc um dia fizesse um post sobre issso, relatando como é sua dinamica, se prepara em um dia especifico da semana as bases que vai utilizar nos dias que virão, ou nao se é intuitivo mesmo.
    aguardo ansiosa suas dicas.
    obrigada e excelente ferias pra voce!!!!

    1. Menina, você leu minha mente! Depois que escrevi o post explicando que não é mais caro ser vegano, achei logico escrever um depois contando que não é mais complicado-demorado cozinhar vegetais. A idéia é explicar que com um minimo de organização da pra fazer refeições equilibradas e praticas, mas depois de ler seu comentario fiquei ainda mais empolgada pra escrever um texto mais completo sobre o assunto. Obrigada pela dica.

    1. Não, não, tô so querendo limpar a despensa e acabar com esse monte de pacote de macarrão aberto:-) Eu não sei na sua casa, mas aqui tem pacote com três fios de espaguete, outros com cinco parafusinhos perdidos…

    1. Li o artigo sobre a “Las Vegans” no ViSta-se e como minha irmã estava de passagem em Campinas mandei um email falando pra ela te visitar na feira da Unicamp. Pra minha grande surpresa ela ja tinha ido. Eta mundo pequeno! Mas pelo jeito voltou hoje pra falar com você:-)

  2. Apesar de não ter uma mínima previsão de férias, ando assim como você, com vontade de ficar estendida no sofá, admirando folhagens, não trabalhar…rsrsrs … E hoje olhando para a minha geladeira onde restam além de pouquíssimas folhas uma porção de grão de bico cozido, pensei na pouca possibilidade de um bom cardápio para o almoço. Após ler o post me animei, encontrei até uma abobrinha que se escondia na gaveta. A minha receita será bem diferente da sua pois me falta todos os outros ingredientes e coragem de sair para comprá-los, mas ja deu aquele empurrãozinho “vai lá e faz algo interessante!”

    Forte abraço levado pelo forte vento que sopra hoje aqui em Fortaleza *)

    P.S. Suas férias inclui uma passada por Natal?

Deixe uma resposta