Muffins e a magia do natal

Muffins de limão e sementes de papoula

Estou correndo contra o tempo essa semana, mas acho que esse é um comportamento generalizado no final do ano. Entre o trabalho, os projetos e os compromissos, ando me alimentando de vitamina de banana e ignorando solenemente a bagunça da minha casa. Pra agravar a situação viajo depois de amanhã e estou longe, longe de ter começado os preparativos pra viagem. Tudo que eu queria era me esconder embaixo dos cobertores e só sair de lá quando a fada da faxina tivesse passado, arrumado a casa, feito o jantar e preparado minha mala. Eu sei que a fada da faxina não existe, mas isso não me impede de sonhar com ela. Também queria que uma secretária com poderes mágicos fizesse o meu trabalho, escrevesse os artigos que tenho que escrever e respondesse meus e-mails. Eu sei, eu sei, secretária com poderes mágicos também não existe, mas é quase natal e tenho o direito de sonhar um pouquinho. Não tem gente que espera um velhinho vestido de vermelho aparecer?

Como não tenho muito tempo pra escrever hoje e essa é minha última oportunidade de postar uma receita aqui antes de pegar um avião rumo ao velho mundo, vou ser breve. Muffins de limão e semente de papoula. Leve, perfumado, delicado. Simplérrimo de fazer. Delícia com um cafezinho ou uma xícara de chá. Amém.

Muffins veganos de limão e semente de papoula

É essencial fazer esses muffins no dia anterior ao que você quiser degustá-los. O sabor e a textura melhoram 100% depois de uma noite de repouso na cozinha. Se você não encontrar iogurte natural de soja e não quiser tentar fazer  o seu em casa, pode usar um iogurte de soja de pêssego. Só não esqueça de adaptar a quantidade de açúcar, já que iogurte de fruta é super doce. O sabor ficará diferente, claro, mas acredito que fique bom também. Se alguém testar, por favor divida os resultados comigo. Eu tenho uma tolerância mínima pra doce então sempre uso 50% menos (às vezes 70% menos!) açúcar nas minhas sobremesas, em comparação às receitas convencionais. Se você acha que a doçura dos bolos tradicionais não tem nada de anormal use 1x de açúcar ao invés de ½ x, mas pelas caridades não me ofereça seus muffins que eu não como de jeito nenhum!

1x de iogurte de soja natural (não adoçado)

½ x de açúcar demerara

1/3 x de óleo de girassol

1cc de extrato de baunilha

raspas e suco de 1 limão

1x de farinha de trigo

1/3x de amêndoas em pó

2cs rasas de sementes de papoula

2cc de fermento

Aqueça o forno em temperatura baixa. Misture bem o iogurte, açúcar, óleo, baunilha, suco e raspas de limão. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura, acrescente as amêndoas em pó e as sementes de papoula e mexa delicademente com um batedor de arame (tipo fouet) até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de muffin e despeje a massa com cuidado. Minhas formas são pequenas então usei 2cs (bem cheias) de massa pra cada muffin. Asse até passar no teste do palito e ficar ligeiramente dourado. No meu forno meia hora é suficiente, mas o tempo pode variar de acordo com o seu forno. Não esqueça: espere até o dia seguinte pra comer seus muffins. Rende 12 muffins (se suas forminhas forem do tamanho da minha, claro). Você também pode despejar a massa em uma forma untada e enfarinhada e fazer um bolo grande, ao invés de muffins, mas isso é bem menos divertido.

3 comentários em “Muffins e a magia do natal

  1. Oi Sandra! Deixa eu me apresentar: meu nome é Ingrid, sou de Petrópolis (RJ), e há uns 2 meses conheci seu blog procurando uma determinada receita. Outro dia caí nele de novo, procurando outra receita, e aí… virei visita constante, só que incógnita… até hoje! rsrs
    Resolvi dar um alô porque tenho me identificado muito com várias coisas que você tem escrito, apesar de eu (ainda?) não ser vegetariana, nem vegana, mas ao menos uma pessoa preocupada em comer e oferecer o melhor em nutrição à minha família.
    O comentário ficou longo, mas rapidinho, pra finalizar por hoje, você pode me explicar como fazer iogurte de soja em casa?
    Um beijão e até breve!

    Ingrid Prouvot

    1. Ola, Ingrid. Que bom que voce resolveu deixar de ser incognita:-) Eu adoro conhecer meus leitores. Ja fiz iogurte de soja em casa algumas vezes, mas confesso que ainda nao domino a tecnica (as vezes fica bom, outras nem tanto). Pra completar ja faz mais de ano que nao fiz iogurte entao nao me lembro da receita. Quando voltar pra casa (atualmente estou de ferias) tentarei mais uma vez e se os resultados forem bons divido com voces aqui no blog. Gostaria de poder ajudar mais, desculpa.

  2. Oi Sandra! Não precisa se desculpar! : )
    Eu às vezes também faço algumas tentativas na minha cozinha, e nesse sistema de tentativa-erro volta e meia sai tentativa-acerto!

    Se eu tiver uma inspiração pra tentar fazer o iogurte de soja aqui em casa (e se der certo), eu te aviso!

    Enquanto isso, fui lá na sua receita de trufas de bolo e deixei outro comentário (com outra pergunta… hehehe)

    Bjokas!

Deixe uma resposta